Oedipina complex é uma espécie de salamandra da família Plethodontidae. Pode ser encontrada na parte ocidental da América do Sul, desde a Costa Rica, próximo à fronteira com o Panamá, até o oeste da Colômbia e nordeste do Equador.[1]
Normalmente vive em áreas altas, mas não acima dos 800 metros. É bastante comum na Colômbia, onde habita a Ilha Gorgona a altitudes muito baixas, entre 70 e 90 metros de altitude.
Tem hábitos terrestres, sendo encontrada em vegetações cerradas e úmidas (tais como as várzeas das florestas tropicais), não conseguindo sobreviver em áreas degradadas.
Mesmo sendo classificada como uma espécie pouco preocupante quanto ao seu estado de conservação, sua população está caindo, porém a taxas ainda não alarmantes.[2] As principais ameaças a esta espécie são o desmatamento para a agricultura e para o assentamento humano feitos de forma precipitadas, o que destrói o seu habitat natural. Além de que, a poluição resultante da pulverização de agrotóxicos em plantações ilegais contribui para o envenenamento desta, e de outras espécies.
No Panamá existem áreas de preservação onde é possível encontrar a Oedipina complex, como o Parque Nacional de Cerro Campana, o Parque Nacional Soberania, o Parque Nacional Chagres e o Monumento Nacional Barro Colorado.
Oedipina complex é uma espécie de salamandra da família Plethodontidae. Pode ser encontrada na parte ocidental da América do Sul, desde a Costa Rica, próximo à fronteira com o Panamá, até o oeste da Colômbia e nordeste do Equador.