dcsimg

Phyllanthus emblica ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

A Phyllanthus emblica, conhecida como sarandi,[2] emblica,[1][3], emblica mirobalam,[1] mirobalam,[3] groselha indiana,[1][3] arvore malaca,[3] ou amla[3] do Sânscrito amalaki e uma arvore decíduo da família Phyllanthaceae. É conhecida por seu fruto comestível do mesmo nome. Eé uma árvore de porte pequeno nativa da Ásia tropical e cultivada como medicinal.

Morfologia e colheita da planta

A árvore é de tamanho pequeno a médio, atingindo 1 a 8 metros de altura. Os ramos não são desprovidos de pelos glabrosos ou cobertos com pelos finos, 10 e 20 cm de comprimento, geralmente de folhas caducas; As folhas são simples, subsessilas e ajustadas ao longo dos ramos, verde claro, parecidas com folhas pinadas. As flores são de amarelo esverdeado. O fruto é quase esférico, amarelo claro e esverdeado, bastante liso e duro na aparência, com seis listras verticais ou sulcos.

Ao amadurecer no outono, as bagas são colhidas manualmente depois de escalar os galhos superiores com os frutos. No gosto da população da India é azedo, amargo e adstringente, e é bastante fibroso. Na Índia, é comum comer emblica mergulhado em água salgada e pó de pimenta vermelha para tornar as frutas azedas palatáveis.

Significado cultural e religioso

 src=
Frutas com folhas jovens e botões de flores.

A árvore é considerada sagrada pelos hindus como Deus Vishnu que acreditam habitar nele. A árvore é adorada em Amalaka Ekadashi(Índia).

Referências

  1. a b c d «Phyllanthus emblica information from NPGS/GRIN». US Department of Agriculture. Consultado em 6 de março de 2008. Arquivado do original em 6 de junho de 2011
  2. «Definição de 'sarandi' no Dicionário Eletrónico Estraviz». www.estraviz.org. Consultado em 25 de outubro de 2016
  3. a b c d e Lim, T.K. (2012). «Phyllanthus emblica». Edible Medicinal And Non-Medicinal Plants. [S.l.]: Springer Netherlands. pp. 258–296
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Phyllanthus emblica: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

A Phyllanthus emblica, conhecida como sarandi, emblica,, emblica mirobalam, mirobalam, groselha indiana, arvore malaca, ou amla do Sânscrito amalaki e uma arvore decíduo da família Phyllanthaceae. É conhecida por seu fruto comestível do mesmo nome. Eé uma árvore de porte pequeno nativa da Ásia tropical e cultivada como medicinal.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT