Pleuronectoidei é uma subordem de peixes teleósteos acantopterígios da ordem Pleuronectiformes[1] que inclui as espécies geralmente conhecidas pelo nome comum de linguado. A subordem inclui mais de 670 espécies, entre as quais numerosas espécies de interesse pesqueiro.[2]
Os membros da subordem Pleuronectoidei caracterizam-se pela ausência de estruturas radiais endurecidas nas barbatanas não pareadas (barbatanas dorsal e anal). A barbatana dorsal prolonga-se até à cabeça, estendendo-se em muitas espécies até à região sobre os olhos. O palato é desdentado e o paraglosso, um elemento ósseo localizado entre os prolongamentos basais da língua, é desprovido de placa dentária. O esfenóide está ausente ou é rudimentar. Os Pleuronectoidei têm 26-70 vértebras, dos quais 10 ou mais são vértebras dorsais (vértebras anteriores ao ânus). Os uroneuralia, pequenas hastes emparelhadas no esqueleto caudal, estão diminuídos ou ausentes.
A subordem Pleuronectoidei inclui as seguintes famílias:[3]
Pleuronectoidei é uma subordem de peixes teleósteos acantopterígios da ordem Pleuronectiformes que inclui as espécies geralmente conhecidas pelo nome comum de linguado. A subordem inclui mais de 670 espécies, entre as quais numerosas espécies de interesse pesqueiro.