Tropidolaemus é um género de víboras-de-fossetas venenosas que podem ser encontradas no sul da Índia e Sudeste Asiático. [1] São reconhecidas 5 espécies e nenhuma subespécie.[2]
Os indivíduos de Tropidolaemus são sexualmente dimórficos. As fêmeas podem atingir comprimentos totais de até 1 metro e os machos medem apenas cerca de 75 cm. Caracterizam-se por ter a cabeça achatada com forma triangular e um corpo relativamente delgado.
Podem ser encontradas com uma grande variedade de cores e padrões, frequentemente designados "fases". Algumas fontes classificam mesmo as diferentes fases como subespécies. As fases variam muito: algumas têm como base uma coloração negra ou castanha com faixas cor-de-laranja ou amarelas, outras têm como base uma coloração verde clara, com faixas amarelas ou cor-de-laranja, com muitas variações intermédias.
Tropidolaemus é nativo do sul da Índia e do Sudeste Asiático.[1]
Estas espécies são sobretudo arborícolas e excelentes trepadoras. Passam a maior parte do tempo praticamente imóveis, esperando a passagem das presas. Podem ser diurnas ou noturnas, com o período de actividade dependente da temperatura.[3]
A sua dieta inclui pequenos mamíferos, aves, lagartos e sapos.[3]
A ninhada consiste, em média, de doze a quinze juvenis, tendo os neonatos entre 12 e 15 cm de comprimento total.[3]
Duas das espécies aqui incluídas estavam antes classificadas como Trimeresurus, mas foram colocadas no seu próprio género devido a características morfológicas distintas.
Uma nova espécie, T. laticinctus, foi descrita recentemente por Kuch, Gumprecht e Melaun (2007). Pode ser encontrada na ilha indonésia de Celebes. A localidade-tipo é "entre L. Posso e baía Tomini, Celebes" [= entre o lago Poso e baía Tomini, Província de Sulawesi Tengah, Indonésia]."[4][5]
Tropidolaemus é um género de víboras-de-fossetas venenosas que podem ser encontradas no sul da Índia e Sudeste Asiático. São reconhecidas 5 espécies e nenhuma subespécie.