Cacicus cela, conhecido vulgarmente como xexéu, japi, japim, japiim, baguá, bom-é e joão-conguinho[2], é uma ave passeriforme da família Icteridae, pertencente à tribo Icterini. Ocorre na maior parte do norte da América do Sul, desde o Panamá e Trinidad até o Peru, Bolívia e a região central do Brasil.
"Xexéu" é oriundo do tupi xe'xéu[3]. "Japi", "japim" e "japiim" são oriundos do tupi ya'pi[4]. "Baguá" vem do tupi ipa gwá, "morador em brejo"[5].
O macho de xexéu mede aproximadamente 28 cm de comprimento e pesa cerca de 104 gramas, enquanto a fêmea atinge 23 cm e cerca de 60 gramas. No macho, a plumagem é essencialmente negra, à exceção do amarelo-vivo das asas, do uropígio e da parte inferior da cauda. Tanto na fêmea quanto nos juvenis, o preto é substituído pelo fuligem. O bico é branco, tendo um tom arroxeado na base; a íris é azulada.
Comum em bordas de matas, também podem ser encontrados em cerrados e florestas de galerias. Há três subespécies:[6]
Cacicus cela, conhecido vulgarmente como xexéu, japi, japim, japiim, baguá, bom-é e joão-conguinho, é uma ave passeriforme da família Icteridae, pertencente à tribo Icterini. Ocorre na maior parte do norte da América do Sul, desde o Panamá e Trinidad até o Peru, Bolívia e a região central do Brasil.