Echinoneoida é uma ordem de ouriços-do-mar (Echinoidea) de morfologia corporal irregular.
Os membros da família Echinoneoida são ouriços-do-mar irregulares, com testa ("concha") sub-esférica, de forma mais ou menos oval. A boca (peristoma) está situada no centro da face oral (inferior) e o ânus (periprocto) um pouco atrás dela, formando um eixo antero-posterior que origina uma simetria birradial. Os quatro oifícios genitais (gonoporos) e a madreporite estão situados no ápex, no topo da face aboral.
Os pés ambulacrários estendem-se do ápex ao peristoma sem diferenciação, como acontece com os ouriços-do-mar regulares. As placas esqueléticas apresentam tubérculos de tamanho homogéneo, não diferenciadas. Estes ouriços-do-mar não apresentam lanterna de Aristóteles.[1]
Esta ordem é indubitavelmente a mais basal entre os ouriços-do-mar irregulares, ainda muito próxima morfologicamente das ordens de morfologia regular. O registo fóssil conhecido desta ordem estende-se desde o Jurássico (Oxfordiano)[1], período em que tinha uma repartição mundial, até ao presente. O grupo mantém diversas espécies extantes, entre as quais Echinoneus cyclostomus Leske, 1778.
A base de dados taxonómicos WRMS[2] apresenta a seguinte estrutura:
Fósseis de Galerites vulgaris (Cretáceo, MNHN).
Fóssil de Galerites vulgaris (Cretáceo, MNHN).
Fósseis de Conulus subroundatus (Cretáceo, Alemanha).
Echinoneoida é uma ordem de ouriços-do-mar (Echinoidea) de morfologia corporal irregular.