Carica é um género de plantas com flor da família Caricaceae,[1][2] presentemente considerado monotípico, que tem como única espécie C. papaya (sin.: C. peltata, C. posoposa), uma fruteira nativa da região neotropical correntemente comercialmente cultivada na maioria das regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo pelo seu fruto, a papaia ou mamão.
O nome genérico é uma alusão à antiga província da Cária, na Ásia Menor, devido a um erro de Lineu que identificou mal a região de onde a planta era originária.
O género inclui durante muitas décadas 20-25 espécies de pequenas árvores ou arbustos, perenes e de vida curta, na maioria paquicaules, com 5–10 m de altura, nativos das regiões tropicais da América Central e da América do Sul, mas recentes estudos genéticos concluíram pela sua parafilia, de que resultou que todas as espécies, com excepção de Carica papaya fossem reclassificadas em três outros géneros.
Na sua presente circunscrição taxonómica o género Carica é monotípico, integrando apenas a espécie Carica papaya, a planta que produz o fruto comercializado com o nome de papaia ou mamão.
A maioria das espécies que anteriormente estavam incluídas no género Carica foram transferidas para o género Vasconcellea, com apenas algumas espécies a transitarem para os géneros Jacaratia e Jarilla. A sinonímia resultante é a seguinte:
Carica é um género de plantas com flor da família Caricaceae, presentemente considerado monotípico, que tem como única espécie C. papaya (sin.: C. peltata, C. posoposa), uma fruteira nativa da região neotropical correntemente comercialmente cultivada na maioria das regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo pelo seu fruto, a papaia ou mamão.