dcsimg

Bittacidae ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Bittacidae é uma família de Mecoptera comumente chamadas de mecópteras penduradas ou mecópteras suspensas. O gênero Bittacus, que compreende aproximadamente 75% de todas as espécies dentro da família, é cosmopolita, enquanto os demais gêneros são principalmente confinados à América do Sul e Austrália. Os membros desta família são confundidos frequentemente com moscas-guindastes (família Tipulidae), da ordem Díptera, devido ao seu corpo delgado e pernas compridas, mas podem ser distinguidos por seus dois pares de asas membranosas, não apresentando halteres. É conhecido dentro dos indivíduos da família um comportamento de coorte exclusivo: durante o acasalamento o macho captura um inseto e o oferece à fêmea como um presente nupcial. Dessa forma, quanto maior o item de presa, mais receptiva a fêmea se apresentará ao acasalamento, que ocorre enquanto os parceiros sexuais encontram-se suspensos em galhos. Seus ovos são retangulares, com uma depressão em cada lado. Eles são colocados em solo pantanoso durante o verão, e chocam durante a primavera seguinte. As larvas se assemelham a lagartas. Os membros adultos possuem tamanho médio que varia de 10 a 20 mm. Seus hábitos alimentares, são essencialmente predatórios de pequenos insetos, em especial Dípteras. A captura da presa se dá com as patas traseiras enquanto estiverem pendurados pelas patas dianteiras no poleiro.[1][2]

Uma das famílias mais diversas, apresenta 13 gêneros, dos quais o gênero Bittacus é o que apresenta maior quantidade de espécies. Sua distribuição demonstra tendência neotropical, sendo que muitas espécies são encontradas no continente africano e em diversos países da América do Sul. Seguem os gêneros em tópicos:[2][1]

  • Anabittacus descrito por Kimmins em 1929, possui apenas uma espécie, cuja ocorrência se dá no Chile.
  • Anomalobittacus descrita por Kimmins em 1928, possui uma espécie que pode ser encontrada nos países do sul da África.
  • Apterobittacus descrito por Maclachlan em 1893, possui uma espécie encontrada nos Estados Unidos.
  • Austrobittacus descrito por Riek em 1954, possui uma espécie encontrada na Austrália.
  • Bittacus descrito por Latreille em 1805, porém apresenta diversos sinônimos ( Leptobittacus por Hlne em 1898, Thyridates por Navás em 1908, Diplostigma por Navás em 1908, Haplodictyus por Navás em 1908 e Kiuglus tambpem por Navás em 1926). Trata-se do gênero mais diverso da família contando com 112 espécies, sendo que muitas são encontradas no Brasil: Bittacus angrensis, Bittacus boraceiensis, Bittacus diversinervis, Bittacus femoralis, Bittacus flavescens, Bittacus Omega, Bittacus pintoi . As demais espécies são encontradas em diversas partes do globo, tendo como destaque toda áfrica menos em sua porção norte, China, Índia e Japão.
  • Edriobittacus descrito por Byers em 1974, apresenta uma espécie australiana.
  • Harpobittacus descrito por Gerstaecker em 1885. Segundo gênero mais diverso, conta com cerca de doze espécies, sendo todas elas australianas.
  • Issikiella descrito por Byers em 1972, possui uma espécie, lssikiella pulchra, endêmica do Brasil.
  • Kalobittacus descrita por E.-P. em 1914, apresenta três espécies espécies, das quais algumas podem ser encontradas no México, Honduras e Panamá.
  • Nannobittacus descrito por E.-P. em 1927, apresenta duas espécies, sendo uma delas , Nannobittacus elegans , encontrada no Brasil e a outra pode ser encontrada na Colômbia Panamá e Venezuela.
  • Neobittacus descrito por E.-P. em 1914, apresenta duas espécies endêmicas do Brasil, Neobittacus aripuanaensis descrita por Penny em 1977 e Neobittacus blancheti descrita primeiramente por Pictet como sendo do gênero Bittacus e, posteriormente, considerada como Neobittacus por E.-P. em 1914.
  • Pazius descrito por Navás em 1913, apresenta seis espécies encontradas ao longo do Panamá, Venezuela , Peru, Equador, e uma espécie no Brasil, Pazius ornaticaudus.
  • Tytthobittacus descrito por Smithers em 1973, apresenta apenas uma espécie que possui sua distribuição geográfica na Austrália.

Referências

  1. a b ARNETT. Jr., 2000, American Insects: A handbook of the Insects of America North of Mexico, 2nd ed., CRC
  2. a b PENNY, O. Norman; BYERS W.George . A Check -List of the Mecoptera of the World . http://www.scielo.br/pdf/aa/v9n2/1809-4392-aa-9-2-0365.pdf
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Bittacidae: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Bittacidae é uma família de Mecoptera comumente chamadas de mecópteras penduradas ou mecópteras suspensas. O gênero Bittacus, que compreende aproximadamente 75% de todas as espécies dentro da família, é cosmopolita, enquanto os demais gêneros são principalmente confinados à América do Sul e Austrália. Os membros desta família são confundidos frequentemente com moscas-guindastes (família Tipulidae), da ordem Díptera, devido ao seu corpo delgado e pernas compridas, mas podem ser distinguidos por seus dois pares de asas membranosas, não apresentando halteres. É conhecido dentro dos indivíduos da família um comportamento de coorte exclusivo: durante o acasalamento o macho captura um inseto e o oferece à fêmea como um presente nupcial. Dessa forma, quanto maior o item de presa, mais receptiva a fêmea se apresentará ao acasalamento, que ocorre enquanto os parceiros sexuais encontram-se suspensos em galhos. Seus ovos são retangulares, com uma depressão em cada lado. Eles são colocados em solo pantanoso durante o verão, e chocam durante a primavera seguinte. As larvas se assemelham a lagartas. Os membros adultos possuem tamanho médio que varia de 10 a 20 mm. Seus hábitos alimentares, são essencialmente predatórios de pequenos insetos, em especial Dípteras. A captura da presa se dá com as patas traseiras enquanto estiverem pendurados pelas patas dianteiras no poleiro.

Uma das famílias mais diversas, apresenta 13 gêneros, dos quais o gênero Bittacus é o que apresenta maior quantidade de espécies. Sua distribuição demonstra tendência neotropical, sendo que muitas espécies são encontradas no continente africano e em diversos países da América do Sul. Seguem os gêneros em tópicos:

Anabittacus descrito por Kimmins em 1929, possui apenas uma espécie, cuja ocorrência se dá no Chile. Anomalobittacus descrita por Kimmins em 1928, possui uma espécie que pode ser encontrada nos países do sul da África. Apterobittacus descrito por Maclachlan em 1893, possui uma espécie encontrada nos Estados Unidos. Austrobittacus descrito por Riek em 1954, possui uma espécie encontrada na Austrália. Bittacus descrito por Latreille em 1805, porém apresenta diversos sinônimos ( Leptobittacus por Hlne em 1898, Thyridates por Navás em 1908, Diplostigma por Navás em 1908, Haplodictyus por Navás em 1908 e Kiuglus tambpem por Navás em 1926). Trata-se do gênero mais diverso da família contando com 112 espécies, sendo que muitas são encontradas no Brasil: Bittacus angrensis, Bittacus boraceiensis, Bittacus diversinervis, Bittacus femoralis, Bittacus flavescens, Bittacus Omega, Bittacus pintoi . As demais espécies são encontradas em diversas partes do globo, tendo como destaque toda áfrica menos em sua porção norte, China, Índia e Japão. Edriobittacus descrito por Byers em 1974, apresenta uma espécie australiana. Harpobittacus descrito por Gerstaecker em 1885. Segundo gênero mais diverso, conta com cerca de doze espécies, sendo todas elas australianas. Issikiella descrito por Byers em 1972, possui uma espécie, lssikiella pulchra, endêmica do Brasil. Kalobittacus descrita por E.-P. em 1914, apresenta três espécies espécies, das quais algumas podem ser encontradas no México, Honduras e Panamá. Nannobittacus descrito por E.-P. em 1927, apresenta duas espécies, sendo uma delas , Nannobittacus elegans , encontrada no Brasil e a outra pode ser encontrada na Colômbia Panamá e Venezuela. Neobittacus descrito por E.-P. em 1914, apresenta duas espécies endêmicas do Brasil, Neobittacus aripuanaensis descrita por Penny em 1977 e Neobittacus blancheti descrita primeiramente por Pictet como sendo do gênero Bittacus e, posteriormente, considerada como Neobittacus por E.-P. em 1914. Pazius descrito por Navás em 1913, apresenta seis espécies encontradas ao longo do Panamá, Venezuela , Peru, Equador, e uma espécie no Brasil, Pazius ornaticaudus. Tytthobittacus descrito por Smithers em 1973, apresenta apenas uma espécie que possui sua distribuição geográfica na Austrália.
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT